COPA DO BRASIL
EX GOLEIRO DO PALMEIRA ACONSELHA BRUNO PARA A FINAL DE TITULO NACIONAL.
O goleiro Bruno trabalhou por quatro anos ao lado de um ídolo, que se tornou amigo e hoje é conselheiro oficial do dono da meta do Palmeiras. Desde que subiu para os profissionais, em 2008, o jogador contou com o apoio do ex-goleiro Marcos para ter tranquilidade e saber esperar sua vez. Às vésperas da decisão da Copa do Brasil contra o Coritiba, nesta quinta-feira, o atual titular continua tendo o suporte do “Santo”, mas só fora de campo, com conselhos e cornetadas de um típico torcedor. A intimidade faz Marcos não ter cerimônias ao identificar erros e falhas de Bruno e do restante do time. Depois da derrota por 2 a 1 para o Corinthians, pelo Brasileirão, o ídolo ficou indignado com a atuação do Palmeiras e logo telefonou para o goleiro, que ainda estava nos vestiários e não atendeu. Quando retornou a ligação, Marcos já estava mais calmo, mas deu um puxão de orelha em seu sucessor. – O Marcos é meu ídolo e sempre peço conselhos para ele. Quero ter uma carreira aqui dentro tão brilhante quanto a que ele teve. Às vezes nem preciso pedir nada, ele já chega falando daquele jeitão, pede para eu prestar atenção em algumas coisas, dá dicas... A presença dele tem de ser constante – afirmou Bruno. Marcos se tornou embaixador do Palmeiras e participa de ações de marketing quando a equipe viaja pela Copa do Brasil. Na decisão de Curitiba, dia 11 de julho, não será diferente. O “Santo” estará com a delegação e vai receber torcedores em um evento promovido pelo clube. Na semana passada, em evento de lançamento do sócio-torcedor Avanti, o ídolo avisou que iria continuar cornetando o amigo Bruno. – Não pode dar moleza, quando eu estava no gol era muito cobrado. Agora só fico no sofá xingando, comigo por perto, o Bruno sabe que tem de jogar direito – brincou o ex-goleiro. No dia do jogo de ida da final, Bruno vai completar 15 anos de sua chegada ao Palmeiras, ainda na categoria mirim. Ele se tornou titular depois que Deola foi sacado na eliminação do Campeonato Paulista para o Guarani, em abril. Foram 12 jogos seguidos até Bruno ser poupado na vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro.
MARCOS ASSUNSAO TREINA E SE DIS PRONTO PARA A FINAL.
O volante Marcos Assunção treinou com os companheiros de Palmeiras nesta segunda-feira e será reforço para a decisão da Copa do Brasil contra o Coritiba, quinta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Arena Barueri. Recuperado de uma pequena lesão na coxa direita, Assunção fez tratamento intensivo durante duas semanas, incluindo dias de jogos, e surpreendeu até o departamento médico. Depois da vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, domingo, pelo Campeonato Brasileiro, o volante confirmou sua recuperação e disse que estaria bem para jogar a final. Ele treinou pela manhã e foi a Barueri para acompanhar a delegação e assistir ao jogo. – Estou pronto para a batalha, em final a gente tem de se superar. Contra o Figueirense já daria para ajudar e jogar um tempo, mas é melhor me preparar para essa decisão. A ansiedade é grande – contou Assunção, que levou o filho Bryant, 3 anos, ao treino desta segunda, na Academia de Futebol.
O departamento médico elogiou a dedicação do volante para se recuperar. Em alguns dias, Marcos Assunção chegou a ficar na Academia de Futebol até à noite, depois do treino, para acelerar o tratamento. – Ele se recuperou muito bem, antes do previsto, e creio que estará em ótimas condições na decisão – afirmou o médico Vinícius Martins. O lateral-direito Artur também está 100% e deve ser relacionado para a decisão. A única dúvida é o zagueiro Maurício Ramos, que passou por exames nesta segunda, fará um ultrassom na manhã de terça e só aí saberá se tem ou não condições de jogar. Ele lesionou a coxa esquerda na vitória sobre o Figueirense.
NO PALMEIRAS NOVATO GANHAM AULAS ANTES DA DECISAO CONTRA O COXA
Palmeiras não conquista um título de elite nacional há 12 anos, mas nenhum jogador do elenco viveu todo esse jejum. Por isso, quem está há mais tempo no clube tenta tirar a pressão dos que chegaram nesta temporada. Antes do primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Coritiba, nesta quinta-feira, em Barueri, os jogadores que conhecem melhor o clube tentam passar um pouco do que significa a conquista do título nacional que está a apenas dois jogos de distância. Nomes como Barcos, Román e Juninho, todos titulares, ainda estão entendendo a dimensão do momento que eles vivem. Marcos Assunção é quem toma a frente nas conversas, acompanhado dos goleiros Bruno e Deola, e do zagueiro Henrique. Todos repetem que o Palmeiras é um dos clubes mais vencedores do país e que a possibilidade de disputar a Taça Libertadores no ano que vem é combustível para o elenco deixar tudo em campo. – Eu, Maurício Ramos, Assunção, Henrique... Todos conversamos com quem está há menos tempo no clube para que entendam tudo isso. Quem sabe, passa para os mais novos. Acho que está todo mundo entendendo, eles não querem passar desapercebidos pelo Palmeiras, querem entrar para a história – afirmou o goleiro Bruno. Barcos e Román ainda estão um pouco alheios à atmosfera da final contra o Coritiba, já que vêm de outros países e ainda não se adaptaram completamente ao Brasil. Mesmo assim, o calor do torcedor e o apoio nas semifinais contra o Grêmio já fizeram a dupla entender o que significa a conquista. – Os dois ainda não tinham tanta noção do Palmeiras, mas estão entendendo. Mesmo assim, não fazem 10% da ideia do que eles serão para o torcedor se conquistarem o título. Nosso papel é fazer o time absorver esse sentimento de querer sempre mais, mais títulos, mais conquistas pessoais – explicou Bruno. As conversas vão continuar na concentração, que deve ser antecipada em um dia pelo técnico Luiz Felipe Scolari. A intenção é manter o grupo mais focado e fechado para a decisão. A dois jogos de uma conquista na Copa do Brasil, o comandante não quer dar qualquer brecha para os adversários.